quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nas virtuais ondas do rádio


Li uma vez em algum lugar que devemos sempre olhar aos outros a partir de um ponto comum. Tendo em vista que nem os dedos da nossa mão são iguais... Qual seria esse ponto comum?! Sim existe. Este ponto é o fato de que todos somos "Seres humanos". Para além  do "geralzão" de sermos humanos, todos somos vários... De muitas de mim, duas são bem marcantes... Sou humanamente musical e elefantescamente boa de memória (memória de elefante). Trabalho, amo, sofro, amanheço e anoiteço, tudo com trilha sonora. E o melhor, raramente (raramente mesmo!) esqueço uma letra ou melodia.

Lá em casa (nos tempos da Barra) tivemos um gramofone, eu era bem pequena mas lembro de rodar a manivela e também dos enormes discos de cera, fiz um deles aos pedaços, pois descuidadamente sentei em cima de um que estava sobre o sofá. No pré-adolescer gravava fitas cassete (o que muitos adolescentes da minha época também devem ter feito), saía pra escola e deixava os botões REC e PLAY do gravador ativados a fim de conseguir capturar aquela música adorada, que só passava na rádio bem na hora da escola. O duro era depois ter de editar por cima das gravações indesejáveis que vinham junto a  preciosa música capturada.

Nestas mesmas fitas cassete gravei muitos programas de rádio (era tão bom), durante um tempão esses registros estiveram guardados, mas acho que se perderam nas caixas de algumas das nossas mudanças. Tive o delicado prazer de manipular agulha de radiola e escutar lados A e B com aquele sonzinho chiado dos inigualáveis LP's. Em nome da tecnologia e da praticidade essas práticas foram se transformando e quase banidas, com excessão de alguns colecionadores (o que infelizmente não é o meu caso). Engraçado... Apesar da tal praticidade, não sei como, onde ou quando... mas perdi o gosto-hábito de gravar sons, de tê-los "encaixotados" para mim,  muito raramente baixo  músicas no computador (me falta habilidade e paciência de usar internet pra isso). Por que será, hein?!



É controverso, mas pela mesma tal praticidade, hoje prefiro curtir sons on line, sou cadeira cativa da Rádio Universitária, que tem programações especialíssimas, em destaque a programação do ouvinte (diariamente as 18h) e a programação matinal de domingo, que inicia com o Arquivo de Cera as 8h, seguido de Chorinho as 11h e fechando com Roda de Samba ao meio dia. Fora outros programas de muito bom gosto que vocês podem descobrir por si.  Também sou vasculhadora da Rádio UOL onde descubro e relembro muito "som do bom". Recomendo...

Uma prática romântica (e até vintage eu diria) é oferecer uma música pelo rádio... Tive uma música oferecida à mim no meu aniversário de 15 anos. Um distinto senhor, nosso vizinho, Seu Ubiratan (in memória), em louvor das minhas 15 primaveras, ofertou-me a música Fascinação. Não lembro em que rádio foi (isso seria demais, né?!), mas nunca esqueci tão singelo presente. Naquela época eu ainda não tinha essa visão tão doce e romântica sobre oferecer músicas pelas rádios. Os oferecimentos eram feitos por telefone e era tido como uma coisa meio brega, besteira, né?! Pior é que eu me importava... Ainda bem que hoje só me importo de verdade em ser e sentir felicidade, e me tornei (desde que saí de casa pra outro Estado) adepta de carteirinha desse costume de oferecer músicas pelas ondas do rádio. Sintonizo e ofereço as canções pela pela net, oferto com frequência aos meus pais e esta semana escutando uma música na Rádio UOL  senti enorme vontade de dividí-la com amigas queridas que estão longe, pensei na hora... Vou oferecer a elas pela rádio. 

O fiz... Avisei via torpedo que escutassem ao programa, comunicando dia e horário. Porém houve um imprevisto, a rádio não tinha a música que ofereci (VESTI AZUL ) e o locutor, o Nelson Augusto, super gente boa, com super boa intenção ofereceu um outro tom de azul (AZUL DA COR DO MAR). Tudo azul, né?! É, mas com mensagens bem diferentes...  Hoje tive o feedback de uma das amigas presenteadas, a que está mais distante, na Bélgica. Ficou acordada até tarde pra poder escutar e me disse que este fato entrará para a história da nossa amizade. No fim das contas, a surpresa planejada virou surpresa de mão dupla... Pra mim e pra elas... Legal, né?! Eu achei!

Outro dia estive pensando em criar um blog de oferecimento de músicas... Mas para isso teria de ser em parceria com outras pessoas. Se alguém se habilitar...

Pensei de funcionar assim: A pessoa (oferecedor(a)) escreveria a equipe do blog pra dizer que música gostaria de oferecer e para quem (se quisesse detalhar circunstâncias ou uma dedicatória especial, também haveria espaço) daí a equipe faria buscas pela net, de vídeos, letra e quem sabe até a história da música que poderia estar relacionada ao oferecimento em questão e postaria uma "composição desta música" (imagens, letra, vídeo e o que mais caísse bem...) em data previamente combinada com o oferecedor(a). Daí o oferecedor(a) teria só de dar uma tapeada no presenteado fazendo ele acessar o link do blog e Tcharam!!!!  Muitas emoções...

Enquanto isso...

O telefone toca na rádio...

- Alô?!
- Oi, boa noite...  (pausa)  
- Ehh, eu queria oferecer uma... Uma surpresa...
- Sim, claro... Ofereça...

Oferecimento que se prese tem de ser melado... (Fechem os olhos, imaginem uma linda voz de locutor... e leiam...)

Ofereço a vocês queridos amigos que sempre visitam este blog e saboreiam comigo destes ensaios de auto-conhecimento e transformação... Uma surpresa!!!


A surpresa de Handa

Assim como eu, Handa ofertou... e por fim ganhou.... 
Uma surpresa!!! 



3 comentários:

  1. Adorei a sua memória "elefantisticamente boa" e o seu post "silvanisticamente" interessante! Beijos, linda!

    www.roadtripdanina.com

    ResponderExcluir
  2. AAHHH!! EU GRAVEI MUITO FITAS K7. PRINCIPALMENTE QUANDO COMECEI A ME INTERESSAR PELAS BANDAS LEGIÃO URBANA, ENGENHEIROS DO HAWAI E KID ABELHA. OS FAMOSOS 3 EM 1 LÁ DE CASA ME DAVAM ATÉ CALOS NOS DEDOS E TAMBÉM SEMPRE GOSTEI DEMAIS DE MÚSICA.
    UMA VEZ ME OFERTARAM UMA MÚSICA DO ARAKETU - BOM DEMAIS PELA RÁDIO CIDADE (ACHO QUE FOI EM 1998 OU 1999) OBRA DE UMA TIA. AÍ GANHAMOS DUAS ENTRADAS PRO CINEMA E DUAS CAMISAS DA RÁDIO. JÁ USEI O SITE DA UNIVERSITÁRIA FM PRA MANDAR RECADINHOS DURANTE A PROGRAMAÇÃO, MAS NÃO TENHO BEM CERTEZA SE AS PESSOAS A QUEM DEDIQUEI PODERAM ESCUTAR, POIS NÃO AVISEI A ELAS... ENFIM, É UM MOMENTO DE DELEITE ESSES FATOS DAS NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  3. Jana: Que massa! E ainda descobri esses nossos prazeres compartilhados...

    Cheiro

    ResponderExcluir

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...