domingo, 21 de agosto de 2011

Escutando o silêncio



Vou contar umas historinhas de silencio hoje. Porque isso?! Valorizo o silêncio, produzo mais e melhor no silêncio, as vezes estou calada e acreditem não é por estar chateada, devo estar pensando, planejando, cantarolando na mente, ou mesmo com han-han na garganta ou descansando as cordas vocais... Daí calo e só escuto... Daí calo e ouço o silêncio.

Conviver nos permite muitas coisas, inclusive o essencial ensinamento da vida... Aceitar diferenças, conversar sobre as dificuldades, sublimar aborrecimen tos e assim construir a felicidade.

Engraçado que esse meu prazer no silêncio não é por causa da idade não viu... Já vem de longe. Aconteceu uma vez na pré adolescência, viajando de ônibus, dividíamos as poltronas, eu, uma tia e um priminho (menor que eu)  e ele não parava de falar... Não parava mesmo... Eu, tadinha, querendo pensar, viajar nos meus sonhos de puberdade... E em determinado momento disse  bem convincente a ele: As vezes Priminho, é bom a gente ficar calado, falar pouco. Ele, tadinho, confiando na minha alta sapiência, calou-se. Um tempinho depois ainda na intenção de não haver muito papo, comecei a niná-lo cantando uma canção de domínio publico, Perdi o DÓ da minha viola, afinal, menino dormindo é menino calado. Vocês terão de conhecer a canção para compreender o resto da história, pois esta canta rimas de um violeiro que vai perdendo as notas musicais de sua viola que são Dó, Ré, Mi, Fa, Sol, La, Si e quando chega na nota Fa, adivinhem qual é a rima: FALAR é MUITO BOM...  Daí o priminho olhou pra mim e disse: Mas Prima, você não disse que falar as vezes é ruim... Conseguem imaginar minha cara?! Hahahaha... Ai como eu queria conseguir imaginar... Lembro que tentei explicar minha ideologia, meio encabulada e tal...

Naquela época não soube dizer bem o que significava meu desejo por silêncio. Ainda hoje é meio difícil explicar o porque as vezes é bom falar, bom ouvir, mas também é de paz, silenciar. Uma vez conversando com uma amiga ela usou um expressão que ficou gravada na minha mente, estávamos andando juntas e ela  bem calada, perguntei se estava tudo bem e tal, ela me olhou e disse: Sil, tô economizando... Inclusive palavras. Achei de uma profundeza isso que ela disse. Nunca esqueci e de quando em vez adoto essa estratégia de paz.

No silêncio há som. Economizar palavras não é rabugecer, é refletir... É por vezes respeitar o direto do outro de estar em silêncio, de pensar, de ficar consigo, mesmo estando com outréns.


Bachelard diz em "A psicanálise do Fogo" que "Para ser feliz, é necessário pensar na felicidade de um outro". Estejam atentos a importância do silencio* na construção da felicidade, em suas vidas e na vida dos que os rodeiam.




*Onde lê-se silêncio bem pode se encaixar outras necessidades básicas à felicidade cotidiana.


Um comentário:

  1. OLA, adorei, ate me inspirou um texto breve sobre o meu desejo de silenciar. Abraços.
    Ps. já fui conferir a musica do DO,RÉ, MI... pra aprender pra Helena cantarolar.

    ResponderExcluir

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...