domingo, 3 de julho de 2011

Cantiga de grilo

Já trabalhei com várias coisas... Meu primeiro trabalho remunerado foi um "bico" de pesquisadora, tipo pesquisa datafolha (mas era pra outro grupo). Pense num sofrimento... Agora multiplique!!! Foi isso... A grana era boa, eram poucos dias de trabalho viajando por algumas cidades do interior do Maranhão, tudo bem até aí, mas o questionário era desumanamente longo (10 paginas) e este foi o primeiro contato gritante que tive com a miséria do nosso povo. Pessoas tão sofridas, em condições tão difíceis... E eu ali tendo de enchê-las de perguntas ridículas sobre política. Aff... Conseguem imaginar como me senti?! Cheguei em casa exausta, dormi 24 horas direto e ressonava as perguntas do questionário durante todo o sono hibernante. Parte boa?! Claro que teve... Conheci lugares e pessoas que jamais conheceria viajando em condições convencionais de turismo, tirei a venda dos olhos com relação a miséria, e usufrui duma graninha  bem boa... Graças a Deus, depois disso arrumei um estágio na minha área de formação... Nunca mais tive de fazer pesquisa de opinião! Pelo menos, não desse tipo.

Uma época bem gostosa, mas também trabalhosa, foram os tempos de trabalhos manuais, fazia faculdade pela manhã e nas horas vagas junto com uma amiga criamos uma especie de ateliê, Empório do Reino, o Empório ainda vive (e é magnífico), eu ainda faço e sempre farei trabalhos manuais, porém não profissionalmente. Só por amor e prazer... Essa foi uma das escolhas sérias que fiz na vida. 

Uma grande amiga (Angela) que é pedagoga e multi-artista, sempre diz que não se pode ser só artista... Tem de ser artista e outra coisa também. Foi isso que fiz, chegou um momento em que disse a mim mesma e à "amiga-sócia":

- Artista eu poderei ser em qualquer época da minha vida, mas engenheira, ou eu cuido agora... ou eu danço! 

Sim, engenheira! É isso que eu sou (estou). Engenheira de Alimentos essa é minha formação acadêmica, me formei, trabalhei em outros tantos lugares exercendo este "áureo" titulo e aí fiz outra escolha séria:

- Não quero morrer de trabalhar pra ficar enricando patrão... Vou cuidar de mim! Vou estudar!!! Me joguei numa seleção de mestrado e passei! 

Adorei! Tô feliz! Mudei de cidade, estou mudando quanto pessoa, aprendendo... E atualmente me encontro fazendo uma das coisas mais legais, desafiadoras e recompensadoras que já fiz...É a engenharia entrando, né Mãe?! E mais, eu achava isso tão distante de mim, tão difícil, mas não... Não estou dizendo que é moleza, estou dizendo que não é tão inatingível como muitas vezes pensamos.

Existe uma fábula sobre trabalho que trata da relação entre a Cigarra (preguiçosa) e a Formiga (trabalhadora), mas para mim trabalho agora é assim, que nem "cantiga de grilo", todo dia o dia todo!


Gosto de trabalhar... Gosto de aprender... Gosto de viver... Esta última semana foi longa e a que começa hoje também será.

Deus abençoe  meus sonhos, meus "grilos" e minhas invenções também!


3 comentários:

  1. Amém!!!
    Amei o texto!!!
    Adoro lê-los!!!
    Apreciarei sempre que estiver textos adoráveis por aqui.

    Saudades amiga!!!

    Candice

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga Can!!! Adoro que vc adora! :)

    Beijo enorme e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. AH AS ESCOLHAS DA VIDA...
    QUANDO ESTAVA FORMULANDO MEU PRIMEIRO RELATÓRIO DE ESTÁGIO, TCC OU MONOGRAFIA (DEPENDE DO RITMO DE CADA UM) ME DEPAREI COM UMA FRASE QUE NUNCA MAIS ME SAIU DA ROTINA: "CADA ESCOLHA UMA RENÚNCIA"; E TRABALHAR MUITO, TEMPORARIAMENTE, FAZ A GENTE RENUNCIAR OS MUITOS DELEITES CONSEGUIDOS ATRAVÉS DOS DIVERSOS LAZERES A QUE ESTAMOS HABITUADOS.
    MAS QUANDO É PARA O CRESCIMENTO NOSSO, É COMO SE TIVESSE UM POTE DE OURO NO FIM DA JORNADA.
    PARABÉSN PELA TRAJETÓRIA E AVANTE!

    ResponderExcluir

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...