domingo, 31 de julho de 2011

Pensamentos e sentimentos... Pode vir, escolha o seu!

Eu penso muito. Penso e desejo muitas coisas, inclusive pensar um pouco menos de vez em quando. Daí penso que devia arrumar um tempinho pra meditar, né?! E assim esvaziar a mente, não para que fique oca, mas para ficar mais zen... Pior que hoje em dia até pra ficar zen é preciso tem horário (Saco, isso!).

Um tempo atrás li o romance Comer, Rezar e Amar, um best seller que virou filme (que eu não assisti), o livro conta a história de uma Jornalista que passando por uma baita crise pessoal, resolve largar tudo e viajar... Me diz quem não gostaria disso? Tive uma inveja danada dela... Mas estou falando nisso por causa da tal meditação que citei lá no início do post.

Na fase Rezar a jornalista vivencia a rotina de um templo budista e mostra claramente como vai evoluindo nos exercícios de meditação através de muita disciplina, trapalhadas e algum sofrimento. Uma cena que chamou minha atenção no livro é quando ela percebe ter alcançado o que buscava no templo. Numa tarde ela procura um lugar belo e tranquilo para meditar, se coloca em posição e vai ficando... com o por do sol vão aparecendo milhares de mosquitos (muriçocas, pernilongos...) que começam a picá-la de todo jeito e ela consegue se manter imóvel, tranquila, meditante mesmo... Sem se inquietar nem um pouquinho com os mosquitos. Já pensou?! Só de relembrar a cena fico doidinha...

Agora me diz... Onde se encontra o botão da nossa paz?! Me faz pensar... O meu "starter" pode vir de variadas formas, pois pra mim  paz e alegria estão juntas e penso a alegria como diferente de felicidade. Me faço entender?! Exemplificando: Eu sou feliz, mas posso por vezes não transmitir alegria, ou risos, me sentir triste ou agoniada e isso não fará de mim uma pessoa menos feliz... Quem costuma ler os posts aqui, sabe como me sinto alegre com coisas simples, semana passada mesmo estava pouco inspirada pra escrever (e não era por falta do que contar, ideias ou pensamentos...) e sim por estar cansadamente aborrecida  e um tantinho melancólica também.

Vocês podem pensar que quando pergunto onde ligo a paz estaria mecanizando um sentimento, mas não é isso, é porque de alguma forma nos pré dispomos a uns e outros sentimentos colocados pela vida. Daí vem o desafio de escolhermos melhor que sentimentos queremos conosco, pois estes é que dão o tom de como vamos reagir as situações postas em nosso caminho. "...Tem tantos sentimento, deve ter algum que sirva...".

Essa ultima semana começou meio a passo lento para mim, bem nublada, como a cidade em que vivo, mas nos últimos dias fui me permitindo alegria e esperança, apertei o botão de paz-alegre, e quando paro e elaboro sobre o sentimento da semana diante desta tela do blog é que vejo o quanto depende muito mais de nós, o tempo todo... E isso é bem difícil, pois quando assumimos que depende de nós, nos tornamos responsáveis pela dor e pela alegria que causamos em nós e nos outros e essa responsabilidade assumida, por vezes nos trás culpas também. A culpa mal sentida paralisa o nosso ânimo, isso não podemos deixar acontecer... Devemos olhar com firmeza as nossa dificuldades para modificar o que precisamos, digo dificuldades pois defeitos não se mudam e dificuldades essas sempre podem ser superadas. Seres humanos não têm defeitos, têm dificuldades...

Costumo dizer a amig@s quando falamos sobre religião, espiritualidade, que a presença de Cristo* em nossas vidas não é expressa exatamente ou somente nas roupa que usamos, na música que escutamos, nos ambientes frequentados e sim na forma de reagir, de responder diante dos acontecimentos, se minhas atitudes estão ou não permeadas de pensamento pacificador e amoroso. Deus criou o mundo, Deus e o mundo não podem  estar separados... Eu sou do Mundo, adoro o que o mundo me trás, porque eu vejo o mundo com o amor de Deus e ainda tenho muito a aprender sobre esse amor... Muito mesmo!!!

Voltando aos pensamentos... Essa semana pensei muito numa pessoa que não devia mais pensar... Vocês sabem como o pensamento pode nos prega peças, né?! Estou eu muito disciplinada, convicta mesmo em não pensar besteiras, daí começo a devanear sobre coisas, atitudes a serem tomadas, situações desejadas e sem quê nem mais lá vem a lembrança intrusa de novo... Mas como diz Gonzagão, se agente lembra só por lembrar é até bom, pois trás certa felicidade... Não pode é pensar querendo. E assim vai...

Eu sou muito feliz e agradeço muito estar por estar onde estou. Não, eu não sou uma diplomata riquíssima e conceituada, sou só eu mesma, estudando, escutando, olhando, transformando, cheia de sonhos e planos... Numa cidade que as vezes me dá vontade de correr pra longe mas que também me trouxe bons momentos e pessoas.

Fechando a semana com chave de alegrias, assisti a um show do Arnaldo Antunes, que adoro!!! Puxa fiquei tão alegre... cantei muito e dancei pra caramba... Diversão mega pura e boa!

Olhem só! O Cara é Tudo de nem sei o quê!!!



*(leia-se em Cristo toda forma de amor pregada pelas diversas religiões)

5 comentários:

  1. Senti firmeza nesse post.
    Essa é minha amiga que me faz viajar qdo leio seus textos.
    Amiga tu tens que escrever um livro!!!!!
    Amei!!!
    Bjos!!!
    Saudades!!!

    Candice

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, Silvana: onde liga o botão da paz? E mais... Onde desliga o botão da ansiedade? Eu já fiz yoga, já comi, já rezei, já amei e ainda não encontrei o meu. Parece que a paz só vem quando não é chamada. Amei o texto! Beijo

    PS: O pedido do Etsy ainda não chegou, acredita? Já estou ficando preocupada.

    ResponderExcluir
  3. Ola,amiga.
    Adorei esse texto e até tô pensando de assistir o filme, quem sabe não consiga me desligar tbém ( algo dificil para quem é de virgem) Espero que esse comentário chegue, pois não estou conseguindo comentar aqui.
    Tô sempre por aqui. Abraços e até breve, baby!

    ResponderExcluir
  4. Can: Obrigada pela atenção e carinho que demonstras sempre, mesmo longe nosso laço fraterno será sempre verdadeiro!

    Beijão!

    Nina: Pois é, ansiedade é troço difícil de dar conta mesmo, ainda mais nós (meninas) que mesmo virginianas ainda somos tão romanticas e sonhadoras... Vamos lá... Um dia de cada vez!!!

    Beijão

    Drida: Que bom seu comentário por aqui!!! Ainda bem que chegou mesmo! Afinal aprendi com você: Eu comento, tu comentas... E fica todo mundo feliz! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. " A arte de pensar sem riscos. Não fossem os caminhos da emoção a que me leva o pensamento, pensar já teria sido catalogado como um dos modos de se divertir". Clarice Lispector
    Parabéns pelo Blog, Sil.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...