domingo, 1 de maio de 2011

Bem criada

Pieter Brueghel - Jogos de crianças, 1560.

Tenho grandes amigas que são educadoras, minha irmã inclusive. Cresci e amadureci (amadureço...) ouvido que criança amada, respeitada e que brinca, será um adulto do bem e mais feliz. Longe de mim querer dar conselhos sobre educação de crianças, acredito que cada Família faz o melhor que pode no intuito de amar e acertar. Mas não se pode vencer sempre, e das perdas, melhor que cuide Deus. Isso quer dizer que deve-se fazer o que acredita ser o melhor e entregar a Deus para que seja, para que se tenha contribuído com amor  e “dor” na medida justa ao espírito-filho. Dor!? Sim, dor... Se os Nãos (perdas, danos e dores) não forem apresentados pelos espíritos-Pais, tão pior para o espírito-filho, que não terá referência desses sentimentos, da superação dessas frustrações quando na vida adulta (diga-se de passagem,  ser adulto é um saco, mas é necessário, aliás compulsório). Outro dia ouvi de um psicanalista na Rádio Universitária que a melhor herança que um Pai pode deixar a um filho é saber conviver com as frustrações.
Minha infância foi plena em amor, contos de fadas, balanço de rede, calçada, canções de ninar... e também   insegurança, mágoas e dores...  Situações, sentimentos e pensamentos que juntei em mim (no meu self), e me fazem ser quem sou. Me sinto uma “menina” bem criada. Longe de ser perfeita ou exatamente pronta pra qualquer coisa que seja, mas do bem (no caminho do bem...). Não há receita ou atalho, mas uma boa pista de caminho é amor, espiritualidade, limites e equilíbrio.
Das muitas lembranças de infância, especiais são as do meu Pai me balançando, cantando e contando histórias, da minha Mãe fazendo ditado comigo todas as manhãs antes da escola, minha Tia-irmã Bebete me fazendo apagar mil vezes (e bem apagado!) minha letra de preguiça no dever de casa, da primeira carta que escrevi, que foi para Tia Neri, dos passeios no centro da cidade e lanches na LOBRÁS com as minhas irmãs, dos passarinhos queridos e do horror à gatos (porque estes comem passarinhos). E por aí vai... Muita vida e poucos registros em fotos, filmagens ou coisa parecida. Das poucas fotografias que tenho, adoro olhar as que estou com  minha Mãe, é raro uma em que Ela não esteja olhando (quase babando) para mim, é um olhar tão lindo, tão amoroso e realizado. Pena que não as tenho comigo hoje para postar aqui, mas fico devendo.




 Sabiá lá na gaiola - Hervé Cordovil e Mário Vieira
Sabiá lá na gaiola
fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava
Tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou

Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar

Vem cá sabiá, vem cá

A menina diz soluçando
Sabiá, estou te esperando
Sabiá responde de lá
Não chores que eu vou voltar
  






Imagem by: Pretty Ditty

Como já mencionei em outro post (Apenas, seja!), o mais importante é o que se faz com o que chega em nós. Vejam essa crônica de Fernanda Pinho sobre o tema da moda, BULLYING, ESCOLHA O SEU, muito pertinente, seja sobre traumas de escola ou mesmo outros de qualquer origem nas nossas infâncias.

A pedida do fim de semana foi ficar a sós comigo. Campina Grande esfriando e o tempo é assim, de pensar, arrumar, sentir, "bloggar", rezar e trabalhar também (vou trabalhar a tarde). Hoje acordei com um sentimento de falta, para mim falta é diferente de saudade. Daí eu peguei essa falta, rezei pra que ela se torne presença em breve e sentei aqui para pensar, escrever e transformar esse sentimento do despertar. Funciona tão bem. Por que eu não sou uma "coisa" só, eu sou e me torno várias ao mesmo tempo e o tempo todo. Eu posso sentir, ser e escolher! Sentir falta, alegria, raiva, inveja, ciúmes, saudade ou o que for, isso não me faz boa ou má, é uma parte de muitas do meu ser, do meu self, do meu espírito. Sou um Espírito que tem um corpo!  Aos pouquinhos, na medida em que consigo, vou escolhendo me conhecer, perdoar e ser... Ser tudo e ainda mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...